“Cartas de Guerra” é um filme do cineasta Ivo M. Ferreira baseado no romance de António Lobo Antunes, que reúne um conjunto de cartas de um jovem soldado incorporado no exército português em Angola entre 1971 e 1973.
1971. António (Miguel Nunes) vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial, o Leste de Angola. Longe de tudo o que ama, escreve cartas à sua mulher (Margarida Vila-Nova) à medida que se afunda num cenário de crescente violência.
Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, encontramos uma geração desesperada pelo regresso a Portugal. Na incerteza dos acontecimentos da guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver nos dois anos em que esteve em Angola.
Um filme dramático escrito e realizado por Ivo M. Ferreira, que contou com a colaboração de Edgar Medina na escrita do argumento, tendo como inspiração uma compilação de cartas que António Lobo Antunes (na altura um jovem alferes destacado para Angola) escreveu à mulher e que deu origem ao seu livro: Cartas da Guerra – D’este Viver Aqui Neste Papel Descripto.
CARTAS DA GUERRA, um filme que conquistou a critica nacional e internacional, para ver na noite de sábado, às 00h05, na RTP2.