Atualidade

Reis de Espanha surpreendidos nas comemorações dos dez anos de reinado

A Espanha assinala esta quarta-feira uma década de reinado de Felipe VI com várias celebrações que arrancaram esta manhã.

As comemorações começaram com um desfile militar, cerimónia que foi acompanhada pelos reis da varanda do Palácio Real, ao que se seguiram outras iniciativas.

Felipe VI foi proclamado Rei a 19 de junho de 2014, um dia depois de o pai, Juan Carlos I, ter abdicado do título após polémicas relacionadas com a sua vida íntima e comportamentos considerados pouco éticos a ainda a suspeitas de corrupção.

As filhas dos Reis, a Princesa Leonor e a Infanta Sofia, juntaram-se à festa neste dia solene e histórico e quiseram prestar-lhes uma homenagem surpresa.

O inesperado aconteceu na sala de jantar de gala, antes do almoço real. O Rei disse algumas palavras de agradecimento aos presentes e, sem que ninguém desconfiasse, Leonor e Sofia levantaram-se e foram para o lado do pai. “Mãe, pai, Majestades”, começou por dizer Leonor. “Desculpem por interromper, mas também temos algo a dizer hoje”, continuou a infanta, para surpresa de Don Felipe e Dona Letizia.

Obrigada por se juntarem a nós para lembrar que nestes dez anos aprendemos com os nossos pais o que significa o compromisso que nós quatro temos com todos os espanhóis”, prosseguiu a filha mias nova dos monarcas, antes da herdeira ao trono voltar a tomar a palavra para pedir: “Agora gostaria que se juntassem a nós num brinde à nossa mãe e ao nosso pai, aos nossos Reis. Porque desde que nascemos aprendemos o valor desta instituição, da Coroa, a sua utilidade para a nossa sociedade e o seu propósito de servindo a todos”. Sofia finalizou: “Pai, mãe, obrigada”.

As jovens, que quebraram o protocolo, conseguiram comover os pais, especialmente o Rei.

Depois, Don Felipe, Doña Letizia e os convidados puderam degustar o rico cardápio escolhido para a ocasião.