Atualidade

José Sócrates já recebeu visitas na prisão

José Sócrates recebeu esta terça-feira, dia 25, a primeira visita no Estabelecimento Prisional de Évora, onde se encontra depois de decretada a prisão preventiva por indícios dos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O ex-ministro Capoulas Santos dirigiu-se à prisão ao início desta tarde e, confrontado pelos jornalistas, afirmou que ia “visitar um amigo” e dar-lhe um “abraço de solidariedade”. O socialista disse que pretendia visitar regularmente Sócrates e, questionado sobre se acredita na sua inocência, respondeu: “Obviamente”.

Também a ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, já esteve no estabelecimento prisional e contou aos jornalistas que o ex-primeiro-ministro pediu que “lhe levasse livros de filosofia”.

O ex-primeiro-ministro pode ficar preventivamente preso até um ano sem que o Ministério Público o acuse. A partir daí, e tendo em conta todas as fases possíveis do processo e o máximo de tempo permitido em cada uma delas, Sócrates pode ficar nesta situação até março de 2018. Qualquer tempo de prisão preventiva é depois descontado numa eventual pena efetiva.

O crime de corrupção é punido até 5 anos de prisão, os crimes mais graves de fraude fiscal podem ter uma condenação até 8 anos de prisão e o branqueamento de capitais pode resultar entre 2 a 12 anos de prisão.

Capoulas Cantos à chegada ao estabelecimento prisional
Capoulas Santos à chegada ao estabelecimento prisional