Paul McCartney e Kanye West lançaram, de surpresa, a música “Only One” na última noite de 2014. “É a primeira gravação pública do que se tornou uma parceria produtiva”, afirmou o rapper.
A balada foi feita em Los Angeles numa “sessão de brainstorming entre os dois, com McCartney a improvisar nos teclados e Kanye a desenhar os vocais e a moldar ideias num riff de fluxo de consciência”, refere o comunicado divulgado pela editora.
A capa do single é um retrato de West com a filha, North, e o rapper acredita que a música surgiu a partir da voz da sua mãe, já falecida: “O Kanye sentou-se lá com a sua família, com a filha North ao colo e ao ouvir os seus vocais, cantando ‘Hello, my only one’, e apercebeu-se de que não só não se lembrava de ter cantado aquelas palavras, como se apercebeu de que talvez as palavras nunca tivessem mesmo vindo dele. O processo de criação artística é um dos que não envolve pensamento, mas é muitas vezes canalizador. E ele percebeu nesse momento que a sua mãe, Dr. Donda West, que era também a sua mentora, confidente e melhor amiga, tinha falado através dele”.
Veja o vídeo.