Esta segunda-feira, dia 13, celebra-se o Dia Internacional do Beijo, por isso, tem a desculpa perfeita para distribuir beijos. A propósito desta data, várias ruas da cidade de Aveiro foram criados “spots” para dar beijos e nas paredes pode ler-se a mensagem “Agora beija-me”, numa iniciativa da associação Ágora.
Beijar trás muito benefícios: exercita dezenas de músculos e queima até algumas calorias, liberta endorfinas responsáveis pela felicidade, ajuda também a reduzir o stress, aumenta a auto-estima e combate a depressão. Porém, também tem um senão:um beijo íntimo é responsável pela transmissão de 80 milhões de bactérias, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Microbiome”.
Há beijos foram imortalizados no grande ecrã e na vida real. O das personagens de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no filme “Titanic” (de James Cameron, 1997); o do príncipe e da princesa em “A Bela Adormecida” (1959); o das cantoras Britney Spears e Madonna na cerimónia dos prémios MTV Video Music Awards, em 2003, são alguns exemplos.
O filme “Cinema Paraíso” mostra, numa das cenas finais, alguns dos beijos memoráveis do mundo do cinema. Veja: