A banda canadiana estreia-se no mundo da música com o álbum homónimo “Viet Cong”. No entanto, o quarteto não é novato nestas lides.
O cantor e baixista Matt Flegel e o baterista Mike Wallace fizeram parte dos Women, que lançaram dois álbuns (um homónimo em 2008 e Public Strain em 2010), com os quais alcançaram alguma visibilidade, principalmente no Canadá e nos Estados Unidos. A morte do guitarrista do grupo, Christopher Reimer, em 2012, acabou por impulsionar o fim do grupo.
“A morte dele funcionou como uma espécie de ‘toque a reunir’, do tipo ‘vamos mas é fazer qualquer coisa antes de irmos desta para melhor’, porque percebemos que a qualquer momento tudo pode terminar e ainda temos muitas coisas que desejamos concretizar”, explicou Flegel.
Agora, a Matt Flegel e a Mike Wallace, juntam-se os guitarristas Scott Munro e Daniel Christiansen.
Influenciados pela era pós-punk dos anos 1980, o grupo junta ainda outras influências a este novo trabalho, como o industrial, o drone, o krautrock, metal e os sons góticos.
Depois de terem lançado o EP “Cassettes”, chega agora o álbum, com sete faixas de apenas 40 minutos, onde se nota alguma amargura e melancolia, tanto nas letras como na sonoridade. “Viet Cong” vão estar presentes no dia 5 de junho, no palco ATP do Festival NOS Primavera Sound 2015.
Site: https://vietcong.bandcamp.com/
Facebook: https://www.facebook.com/VietCongtheband