A Move Notícias esteve nos bastidores do “Portugal em Festa”, da SIC, no último domingo, dia 12, quando o programa passou por Vila Nova de Gaia. Em 28 emissões o programa já percorreu Norte e Sul do país e também foi emitido a partir dos Açores. A equipa, entre elementos da produção e parte técnica, conta no total com cerca de 80 pessoas. Apesar do programa arrancar às 14h00, algumas horas antes toda a equipa se encontra no local. Nos bastidores os apresentadores e repórteres tratam da imagem e estudam os últimos textos, enquanto os técnicos se asseguram que tudo fica pronto para a emissão decorrer sem problemas. O ambiente que se vive é de boa disposição. “Damo-nos todos muito bem, já nos conhecemos uns aos outros, por isso é tudo mais fácil”, afirmou Rita Ferro Rodrigues, apresentadora de serviço, acrescentando que “o contato com o público” é a melhor parte do trabalho, opinião também partilhada por José Figueiras.
O formato pretende divulgar as tradições portuguesas e “o que de melhor se faz em Portugal, assumindo que as feiras, romarias e festas regionais são uma excelente mostra. Assim, com a maior antecedência possível, estudamos o calendário de festas regionais e selecionamos as que, no conjunto dos programas, nos garantam maior diversidade regional e de conteúdos”, explicou Sílvia Paulos, da Shine Iberia, produtora do programa.
Durante as seis horas de emissão em direto, “Portugal em Festa” conta com várias reportagens, mas também muita animação. Por isso, todos os domingos participam vários artistas no programa: “Procuramos apresentar os melhores e mais conhecidos artistas populares e, ao mesmo tempo, revelar novos nomes da canção. Cada alinhamento é pensado no sentido de manter este equilíbrio”. Mas a animação do programa não acontece apenas quando as câmaras estão ligadas, nos intervalos, a equipa conta com animadores, que mantêm os espectadores que se deslocam aos locais onde o formato é emitido, sempre em festa.
Um dos desafios de produzir este tipo de programas é o estado do tempo, assim todos estão preparados para qualquer situação, de forma que seja sempre emitido, faça chuva ou faça sol. “O ‘Portugal em Festa’, tal como as feiras, festas e romarias que visita, é um programa pensado e formatado para o ar livre, com as condicionantes que isso implica tanto no inverno, como no verão. O palco, por exemplo, tem uma estrutura adaptável a várias condições meteorológicas”, referiu a produtora.
Fotos: Move Notícias