Ainda no rescaldo do sucesso da personagem Cátia da novela “Dancin’ Days” da SIC, Débora Monteira já surge no pequeno ecrã como Ana, em “Os Nossos Dias”, na RTP. A transição de uma personagem para a outra não foi tarefa fácil para a atriz. “No início custou-me a habituar à minha personagem, porque a Cátia ainda estava muito presente. Foi só um mês de pausa e custou-me adaptar, estava com receio de cair no cliché. Não sabia se estava fazer bem, o que por um lado é bom, pois exigia mais de mim”, contou à Move Notícias.
Mais uma vez a atriz interpreta uma personagem do Norte, Ana é uma professora de Marco de Canaveses que viaja para Lisboa para trabalhar num colégio. Débora, que é natural do Porto, sente-se feliz por poder representar as pessoas da sua região. “No início da minha carreira disseram-me que as pessoas do Norte representavam o povinho e até me aconselharam a perder a pronúncia. Fiquei muito chateada na altura, por isso fico feliz por poder contrariar isso”, afirmou.
A novela da estação pública é transmitida na hora de almoço, atingindo um público diferente. “Na rua ainda me chama Cátia, mas noto que as pessoas já me conhecem como Ana. O que acontece é que a novela é vista por um público diferente, como reformados, donas de casa e até desempregados”, referiu.
Este ano a atriz confessa que foi “muito bom” a nível profissional, mas recorda que já esteve dois anos sem trabalho, e pensou mesmo em desistir, o que a faz valorizar ainda mais o presente. Além disso, diz ter-se tornado uma pessoa “mais cautelosa” a nível financeiro.
Devido à incerteza profissional, a atriz, de 30 anos, tem adiado o sonho de se tornar mãe: “Se calhar não posso estar à espera da altura perfeita que reúna todas as condições, mas de facto tenho adiado a maternidade devido à minha profissão. O tempo começa a passar, mas confesso que não queria adiar muito mais”.